Unir mente, coração e alma numa só sintonia! Sendo gestor por mais de vinte anos, posso dizer que conquistei equipes através da motivação; gerando, juntos, excelentes resultados. E esse um dos segredos para alavancar as vendas e, por isso, me sinto extremamente a vontade para relatar meu conhecimento e transferi-lo para profissionais interessados em uma liderança de sucesso.
Aprimore a gestão de sua equipe de vendas através do autoconhecimento
Equipe motivada, meta alcançada! Definir bons planos de ação auxiliam – e muito – no trajeto e concretização de resultados. O líder que percorre esse caminho conquista o carisma comunicacional pelo seu profissionalismo e pelo dom inspirador de delegar tarefas que estimulem os colaboradores.
Atualmente, desejo que cada artigo, treinamento ou palestra sobre gestão de equipes para o setor de vendas, não se resuma apenas em ensinar sobre poderes e sabedorias empresariais; mas sim, que sejam peças-chave para o desenvolvimento profissional de cada indivíduo. Quero, também, que cada um dos meus ensinamentos possa ser direcionado para o aperfeiçoamento humano.
Para tal, te convido a pensar sobre o seu negócio ou equipe, exercitando o poder da inteligência emocional e do autoconhecimento! Para obter realizações de sucesso, não dependemos apenas de especificações técnicas e planos bem feitos; mas também, de coerência profissional e pessoal, transferindo os valores de nossa vida para os valores da empresa.
Os possíveis caminhos da liderança
Existem dois caminhos a serem trilhados na gestão de equipes de vendas. O primeiro nos remete a uma estrada longa, estreita e perigosa. Cheia de obstáculos, sinuosa, íngreme, com muitas curvas, buracos e péssimas condições de tráfego.
No outro trajeto, encontramos uma estrada maravilhosa, larga e muito tranquila para trafegar. Natureza exuberante, poucas adversidades em seu caminho, além de um asfalto que de tão liso, parece “tapete”.
Através dessa metáfora, gostaria que você fizesse uma analogia com os desafios encontrados nas organizações e na vida pessoal. Pense no seu time… mesmo que a estrada esteja em péssimas condições, você possui ferramentas para atravessar períodos de dificuldades; e essas ferramentas podem estar nas pessoas que compõem sua equipe.
Saber orquestrar e extrair o melhor de todos é uma tarefa que exige muito mais do que saber exercer o poder hierárquico que é lhe dado, mas sim, saber manter todos ao seu lado e por muito tempo. Ah… e claro, comemorar juntos quando as conquistas chegarem.
Desenvolvimento pessoal para liderar através do sucesso
Atualmente, percebo que não encontramos pessoas dispostas a enfrentar as exigências da função. Receber prestígio e salário fazem parte dessa grande missão de propósito, mas muitos líderes tem medo de trabalhar com pessoas e com a moderna gestão de negócios. Para enfrentar as pressões do mercado, as cobranças de resultados e as adversidades da vida, é preciso inteligência emocional e muita determinação.
E é a inteligência emocional que traz o esclarecimento sobre seu perfil comportamental e como é seu modo de operar. Quando você sabe de seus potencias, sabe também o dos outros. Saber liderar é conhecer as pessoas e tomar as decisões nos momentos certos.
No desafio de desenvolvimento pessoal e de sua equipe, é preciso instigar as pessoas a se capacitar na função que elas desejam assumir, seja esta através de formação acadêmica, cursos complementares, palestras, leitura de livros, workshops e muitas outras formas de aprendizado; pois isso prepara o trabalhador para atender as necessidades de mercado, atender as demandas dos gestores e para o seu próprio crescimento.
Quando não há esse incentivo e apoio, as pessoas se escondem da função, pois encontram certos graus de dificuldade, sejam elas impostas ou as que surgem no decorrer do caminho. Aos que ainda não acreditam que é preciso se preparar para fazer uma excelente gestão, aquele trajeto anteriormente citado, onde a estrada é repleta de obstáculos, pode ser ainda mais difícil para aqueles que não se dedicarem em seu autodesenvolvimento.
É preciso abrir a mente para entender e acolher novas formas de aprendizado; a alimente apenas de ideias inteligentes e construtivas, aprimorando seu mindset (ideias inovadoras que reafirmam o poder e a influência das atitudes mentais em nossas vidas), para agir da melhor forma possível nos momentos mais difíceis.
Chefe ou líder?
Você é (ou já foi) um daqueles chefes “frustrados”? Daqueles que não sabem se comunicar, estão sempre gritando, e que também não sabem ouvir? “Faça o que eu digo, não faça ou eu faço. Aqui mando eu”.
A característica desse tipo de líder é ultrapassada – eles exigem resultados através da força, não pensam de forma humanizada, e enfrentam dificuldade nas relações interpessoais.
Representam um estilo obsoleto de gestão, prejudicando o ambiente de trabalho e trazendo prejuízos em todos os setores, tais como: rescisões e indenizações com passivos trabalhistas, turnover alto e outros resultados negativos como a perda de confiança na marca; e, também, a perda de clientes como círculo vicioso que precisa ser quebrado, com inteligência e simplicidade.
Por que os lideres fracassam?
Qual o estilo de liderança que você adotou? O de chefe? Impõe medo na mente das pessoas? Nosso cérebro tem um órgão chamado amigdala – bem pequeno, mas com uma responsabilidade enorme na produção de hormônios de defesa. Toda vez que sentimos medo, a amigdala é acionada e o corpo começa a produzir e liberar hormônios de estresse, como a cortisona.
O problema de o cérebro ser acionado em todo o tempo, é que o corpo começa a ficar improdutivo e depressivo. Portanto, saiba que o exercício da liderança através do medo, causa doenças, além de ser é assunto recorrente nas matérias de passivos trabalhistas conhecidos como “danos morais”.
Reprogramar o cérebro depende da constância, do hábito e da mudança de suas atitudes. No começo pode incomodar, já que saímos da nossa zona de conforto; mas logo, o cérebro se acostuma a uma nova rotina e tudo volta à normalidade, de forma mais prazerosa. Você também se acostuma a lidar com o julgamento e opinião dos outros (hoje, 89% das pessoas que são contratadas por seu currículo, são demitidas pelo comportamento).
Gestão humanizada
Acredito que nenhum homem possa usar dos benefícios da liderança quando estiver impregnado pela ganância, avareza, inveja e medo. Sem alienação, conseguimos entregar resultados – os melhores possíveis – de forma mais organizada. Também conquistamos a compreensão dos colaboradores.
Cada adversidade traz consigo uma semente de aprendizado, assim como o amor, a fé, a esperança e otimismo. O que me inspirou a estar aqui? Com certeza, o desejo de ser útil e ajudar o próximo.
Digo que, um líder com poder e autonomia, consegue transformar pensamentos aplicando toda sua inteligência a favor da gestão. Que essas pessoas sejam multiplicadoras de desenvolvimento humano e de resultados positivos – pois sabemos que sem eles, nenhuma empresa sobrevive nos tempos de hoje.
Se quiser ter sucesso, você terá que apresentar um modelo de gestão de equipes de vendas de forma dinâmica, desenvolvendo uma comunicação assertiva na apresentação de ideias. Também é preciso demonstrar seus pontos de vista, influenciar e convencer a todos com os seus argumentos, fazendo com que acreditem no seu negócio, adquirindo seus produtos e os indicando para terceiros (efeito dominó).
Outra metáfora importante é a do percurso da água, que passa por tantos pontos críticos e adversidades sem grandes complicações, respeitando e moldando-se a eles. Há um longo caminho até chegar ao oceano, e ela enfrentar esse gigante da natureza se misturando, se adaptando.
A água se mistura e não volta atrás – e, na verdade, nós também não queremos regredir. E essa é a grande decisão de “se unir, tornando-se um oceano”. Só você saberá que não se trata de desaparecer, mas sim, de fazer parte de algo muito maior; e essa é a sua grande missão como líder.