Qual a relação entre o sucesso e o fracasso? Como definir o melhor caminho, considerando esses dois extremos? Como administrar nossa trajetória profissional – e a de nossos liderados?
Em algum momento, você já deve ter tido dúvidas na tomada de decisões, buscando opções que te levassem ao sucesso definitivo, sem contar com os possíveis tropeços e fracassos no meio do caminho.
Mas você já parou para pensar que para alcançar o sucesso, muitos de nós cometemos erros e lidamos constantemente com o fracasso? Aproveite para refletir e reforçar pensamentos positivos; para a realização pessoal e profissional, as pessoas devem tirar uma lição dos piores momentos e realizar reflexões que possam mudar verdadeiramente sua realidade. Valorize as pedras no caminho… elas realmente podem te ajudar a construir um castelo!
Quais os comportamentos podem prejudicar a minha liderança e a relação que tenho com meus clientes? Reflita que…
Em tempos de clientela bem informada e exigente, se acomodar com os contatos atuais, sem prospectar alternativas e novos projetos que te façam crescer, é uma atitude que pode te levar ao fracasso.
Além disso, a conexão e postura que você tem com seu consumidor (e com o seu colaborador) define o tipo de relacionamento que vocês terão a curto, médio e longo prazo (se ele não te trocar pela concorrência, é claro). O comportamento que você tem com os que lhe cercam também faz parte da essência do seu negócio.
Assumir a responsabilidade nas perdas e vindas de clientes é o primeiro passo para você identificar o que está acontecendo na sua empresa. Por que os clientes compram do concorrente e não de você? Tem a ver com a qualidade do seu produto ou dos serviços prestados? Sua equipe não está alinhada? Pense para resolver.
Em relação ao mercado e a procura do consumidor, é de sua responsabilidade, como líder, verificar o que motiva a sua equipe, e o que eles poderiam fazer, junto a você, para alavancar as vendas. Alinhar o negócio com o que o cliente busca pode gerar inúmeros benefícios e vantagens de compra. Sua equipe, quando motivada, pode ser mais empática e te ajudar efetivamente nessa!
Tome cuidado com falsas promessas no ambiente de trabalho, e na divulgação para o seu consumidor. Aceite, também, as adversidades na rotina de seus funcionários e pense no motivo do qual eles não se engajam, não se conectam e não prestam atenção na hora de uma reunião, por exemplo.
Funcionário insatisfeito não trabalha direito… então pense na descontentamento dos clientes, que pode ser consequência das atitudes de uma equipe desestimulada. Vá além do negócio, produto ou serviço, aprofunde o relacionamento e saiba quais os ruídos na comunicação.
Esteja sempre aberto ao diálogo e dê feedbacks construtivos. Conheça verdadeiramente aqueles que dividem a rotina com você! Um bom gestor faz de seus problemas, estímulos para possíveis melhorias; e esse fator é muito importante pois conecta e aproxima as pessoas.
Adote uma nova filosofia e construa novos comportamentos. Entenda sua equipe, seu cliente, o negócio, o momento e a economia. Saiba que para chegar aonde queremos estar, nem sempre passamos pelos melhores e mais fáceis caminhos.
Fazer a diferença é agir e resolver cada problema como se fosse seu, é buscar pela evolução, sempre. Sucesso é seguir em frente e assumir as falhas; fracasso, é desistir e culpar o mundo.